Feliz 2018

Artigo escrito para a edição de 30 de dezembro de 2017 do Jornal Info o Povo do Estado do Rio de Janeiro.

Todo final de ano é a mesma rotina. Inconscientemente somos levados a refletir sobre o ano que passou e nos vemos a fazer planos para o próximo ano. É natural que isto aconteça pois estamos encerrando um ciclo de contagem do tempo e recomeçando. Mesmo que nada mude da noite do dia 31 de dezembro para a manhã do dia 1º de janeiro, ainda assim, criamos expectativas e alimentamos sonhos.

Passou o natal. O fim do ano está por pouco e vem aí um ano novo, completamente novo para cada um de nós! O que aconteceu neste ano que você levará como aprendizado para o ano que vem? Como você encara este novo ano que, em poucos minutos, começará? Deus tem cuidado de nós, todos os dias. Suas misericórdias se fazem presentes em nossas vidas e sua fidelidade nos dá a certeza que o ano que começa será diferente. Para isso, é preciso que estejamos dispostos a viver conforme a sua vontade.

Para que este novo ano seja realmente novo, é preciso nascer de novo! Nascer a cada dia com Deus. Vamos celebrar o ano que passou e olhar para o novo ano com a certeza de que Deus está conosco! Ano que se finda, ano que começa. É a expressão do salmista no Salmo 138.

1Graças te dou, SENHOR, de todo o meu coração;
cantarei louvores a ti diante dos deuses.
2Prostro-me diante do teu santo templo;
louvo teu nome por teu amor e tua fidelidade,
pois engradeceste acima de tudo teu nome e tua palavra.
3Quando eu clamo, tu me respondes;
coragem e força me dás.
4Os reis de toda a terra te darão graças, SENHOR,
pois todos eles ouvirão tuas palavras.
5Sim, cantarão a respeito dos caminhos do SENHOR,
pois a glória do SENHOR é grande.
6Mesmo nas alturas, o SENHOR cuida dos humildes,
mas mantém distância dos orgulhosos.
7Ainda que eu esteja cercado de aflições,
tu me protegerás da ira de meus inimigos.
Estendes tua mão,
e o poder de tua mão direita me liberta.
8O SENHOR cumprirá seus planos para minha vida,
pois teu amor, ó SENHOR, dura para sempre;
não me abandones, pois tu me fizeste. (Salmo 138)

O salmista expressa sua gratidão em forma de canto e nos mostra que a gratidão está em todos os seus atos. “tudo em mim diz ‘obrigado!”. Gratidão pelo amor, pela fidelidade, pela Palavra de Deus, pela presença salvadora, pelo auxilio. A gratidão do salmista o faz louvar e adorar. Ele sabe que Deus o conhece, que sua vida está nas mãos daquele que “sabe tudo sobre nós”. E de fato, Deus sabe tudo sobre nós. Ele nos criou.

O ano de 2017 chega ao seu fim. Mais um ano que passa. Mais uma vez, as listas de desejos e propósitos para o ano seguinte começam a serem feitas, os desejos de felicidade ecoam em todos os cantos. Qual o seu desejo para 2018? O ano que vai começar é mais um ano, apenas, ou pode ser o ano em que você vai realizar o que sempre sonhou? Quais são os seus planos? Já os apresentou perante Deus? O salmista reconhece a grandeza de Deus em sua vida: “teu amor eterno”. O amor de Deus não nos desampara, não nos deixa soltos à sorte da vida, mas guia-nos, nos dá a direção. O que você quer para 2018? O salmista nos convida a uma vida de gratidão. Quero convidar você a experimentar essa mesma gratidão, a gratidão pela vida, pela salvação. Frutos desta gratidão é o serviço, o amor ao próximo, a disposição em servir, a prontidão em obedecer a vontade de Deus.

Ano novo é sonha e planejar. Façamos nossos planos, mas tenhamos a convicção de que a resposta vem de Deus, é o que nos diz Provérbios 16.9: A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR. Planejar não é errado. Sonhar sempre é bom, fazer planos, criar e buscar metas para cumprir, perseguir um alvo, um objetivo em sua vida não é errado, pelo contrário, sonhos e metas nos movem, nos fazem caminhar com a certeza de que existe algo diante de nós para buscarmos e conquistarmos. O que não podemos é esquecer que estes sonhos e metas devem estar diante de Deus, ele sabe o que é melhor para nós, não podemos nos deixar abater ou nos frustrarmos quando não atingimos nossas metas, pelo contrário, devemos ter a certeza que Deus nos dá a direção certa a seguir. Que neste ano de 2010 possamos nos lembrar sempre disto: planejar é olhar para Deus e ter a certeza do que ele quer para nós.

Diante de planos, sonhos e metas temos que ter a certeza que Deus está conosco, por isso não nos esqueçamos do amor e misericórdia de Deus, é o que nos diz Lamentações 3.22-23: 22O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. 23Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! O ano é findo. Nasce um novo ano. O amor de Deus se renova em nossas vidas todos os dias, todos os anos. Sua bondade não acaba nunca. Diante de um ano inteiro novo para nós, não nos esqueçamos que Deus nos dá, todos os dias, o seu amor. Sua fidelidade o faz derramar sobre nós seu amor e bondade. Nós que somos conhecedores desta verdade, precisamos experimentar o amor e a bondade de Deus sendo nós bons e amorosos com as pessoas ao nosso redor. Não podemos simplesmente deixar de lado o amor e a bondade para com as pessoas. Um ano novo é uma ótima oportunidade para mudarmos a história de nossas vidas. Que tal mudar nossas vidas para o caminho de amor e bondade? Não será fácil, mas Deus nos dá essa oportunidade e nos convida a fazê-lo. E se ele nos convida, ele nos capacita e nos dá condição para tal!

Temos diante de nós um novo ano, planos e sonhos se renovam, Deus sabe o que é melhor para nós, o seu amor e sua bondade estão sempre conosco. Sonhemos com um ano diferente para nossas vidas, tenhamos no amor e na bondade de Deus o exemplo para vivermos de maneira digna. Feliz ano novo, novo de verdade!

2018 está chegando, faltam poucas horas para ele começar. Qual o seu sonho para 2018? O que você leva de 2017? Gratidão. Que o nosso coração leve para 2018 a expressão do salmista, e que esta seja verdade em nossas vidas: “Obrigado! Tudo em mim diz: ‘Obrigado!’”. Que todo nosso corpo, todos os nossos atos, todas as nossas palavras sejam expressão de gratidão a Deus. Que 2018 seja o ano da transformação de nossas vidas, seja o ano em que, juntos, como igreja, nos aproximaremos mais de Deus e seremos servos dedicados e fieis.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.