Artigos

Tempo de Deus conosco

Artigo escrito para a edição de 23 de dezembro de 2017 do Jornal Info o Povo do Estado do Rio de Janeiro.

10Depois, o SENHOR enviou esta mensagem ao rei Acaz: 11“Peça ao SENHOR, seu Deus, um sinal de confirmação. Pode ser algo difícil, alto como os céus ou profundo como o lugar dos mortos”.

12O rei Acaz, porém, respondeu: “Não porei o SENHOR à prova desse modo”.

13Então o profeta disse: “Ouçam bem, descendentes de Davi! Não basta esgotarem a paciência das pessoas? Agora também querem esgotar a paciência de meu Deus? 14Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel. 15Quando essa criança tiver idade suficiente para escolher o bem e rejeitar o mal, comerá coalhada e mel. 16Pois, antes de a criança chegar a essa idade, as terras dos dois reis que vocês tanto temem ficarão desertas. (Isaías 7.10-16)

Deus conosco: promessa de vida. Deus conosco é mais que uma promessa, hoje é realidade. Ele está conosco e nos oferece vida. Uma vida com propósito definido, de ser servo do menino que veio como promessa e viveu para que tenhamos vida. O que te impede de, hoje, buscar a vida que só em Jesus podemos ter? A vida que nos é oferecida é eterna, não finda com a morte e podemos começar a desfrutar, desde já, dos benefícios desta vida verdadeira. Paz, mansidão, fé, alegria, graça, gratidão, felicidade, simplicidade, justiça são valores que nos são legados por JAVÉ e dos quais nós podemos viver hoje, pois ele já é Deus conosco.

Não hesite em escolher a vida ao lado de Jesus, ele é mais que um compromisso de domingo, ele é presença constante em todo o tempo, ao nosso lado, a nos garantir que as dificuldades da vida sempre existirão, mas que nele somos mais que vencedores, pois as dificuldades são circunstanciais, mas a vida que ele nos oferece, esta é eterna. Por isso, não hesite em caminhar ao lado de Jesus, não hesite em viver com Deus ao seu lado, ele está conosco para nos dar vida, e vida abundante, não qualquer coisa que se perca com o tempo, mas sim vida eterna.

Deus conosco: promessa de libertação. Liberte-se! Liberte-se das algemas do pecado, Deus conosco nos garante o perdão. Liberte-se das algemas da culpa, Deus conosco nos garante remissão. Liberte-se das algemas da ingratidão, Deus conosco nos garante gratidão. Liberte-se das algemas dos vícios, Deus conosco nos garante vida plena. Liberte-se das algemas dos problemas emocionais, Deus conosco nos garante presença confortadora. Liberte-se das algemas do luto, Deus conosco nos garante consolo e direção. Liberte-se das algemas das circunstâncias, Deus conosco nos garante vida com futuro. Liberte-se das algemas da amargura, Deus conosco é o doce sabor da vida. Liberte-se das algemas do julgamento, Deus conosco é o justo juiz. Liberte-se das algemas do orgulho, Deus conosco é humilde e nos convida à humildade. Liberte-se das algemas do passado de erros, Deus conosco nos dá o presente e futuro em uma nova vida. Liberte-se das algemas da morte que te prende, Deus conosco é vida! Caminhe ao lado de Jesus, permita que ele te liberte de tudo o que te separa da vida abundante e plena que só os filhos de Deus têm.

Deus conosco: promessa de humildade. Tem faltado humildade ao povo de Deus em nossos dias. Humildade para reconhecer-se como pecadores, dependentes da presença de Deus conosco. Humildade para relacionar-se com seus irmãos de fé. Não podemos permitir que comportamentos egoístas tomem lugar do amor que nos une em Cristo e é a razão de nossas vidas e o combustível de testemunho à sociedade, como Igreja que proclama Cristo. Humildade para relacionar-se com outras confissões de fé cristã: católicos, ortodoxos, reformados, anglicanos, episcopais, evangélicos, pentecostais e igrejas autóctones, que confessam Jesus como Senhor e Salvador, mas que possuem diferenças conosco, e por isso, as refutamos como hereges, ao invés de compartilhar o que nos é comum. Nisto reside nosso espírito ecumênico. Humildade para acolher o pecador, a pessoa que erra e precisa do poder consolador e reconstrutor do Espírito Santo, e nós, como Igreja, nos colocamos como pedra de tropeço ao invés de auxílio e suporte. Humildade para se unir como corpo de Cristo nos propósitos que temos como Igreja. Não nos auxiliamos na celebração, legando ao outro o “fazer o culto”, quando o culto não é feito pelos outros, mas construído por todos nós. Não nos unindo no ensino, quando temos a oportunidade de nos aprofundarmos na Palavra de Deus, na Escola Dominical e nos Pequenos Grupos. Não nos auxiliando na comunhão, deixando de participar ativamente das atividades dos departamentos, que promovem o crescimento da comunhão entre os irmãos. Não nos auxiliando na administração da Igreja, deixando de contribuir e criticando quem está contribuindo e trabalhando pelo melhor para a Igreja. Humildade para reconhecer que erramos e carecemos do poder transformador do Espírito Santo de Deus.

Advento é tempo de Deus conosco. Tempo de reconhecer que Deus vem, Emanuel, como promessa de vida, libertação e humildade. Povo de Deus, não saiamos daqui hoje sem antes reconhecer que sem Deus conosco, nada somos. Ele é nosso caminho para a vida, nossa liberdade de toda e qualquer prisão e o exemplo de humildade para nossas vidas. Ele veio para nos apontar a direção a seguir e nos mostra que, com ele ao nosso lado, a vida é vida de fato. Ele é a luz que ilumina nossas vidas em meio à confusão e o caos tenebroso de nossa sociedade e nosso tempo. Ele é a luz que clareia nossas mentes para que compreendamos sua vontade para nós. Ele é a luz que os ilumina a alma a nos libertar das prisões espirituais e nos fazer ver e compreender sua santa vontade para nós.

Não obstante às celebrações do Natal, não podemos nos esquecer que Deus conosco veio menino, viveu, morreu e ressuscitou e ele voltará! Maranata, ora vem Senhor Jesus! Seja nossa canção não só neste tempo do Advento, mas todos os dias de nossas vidas. Ele voltará!

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s