Artigos

Quem somos à luz da Reforma Protestante

No próximo 31 de outubro iniciarão as celebrações, em todo o mundo, dos 500 anos da Reforma Protestante, que em 2016 completa 499 anos. Fazemos parte dessa história de 499 anos de mensagem do Evangelho anunciada à luz dos princípios da Fé Reformada.

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3.14-17

As palavras de Paulo a Timóteo, encorajando-o a perseverar na doutrina em que fora criado deve ecoar em nossas vidas também hoje. Timóteo enfrentava duras oposições ao evangelho na Igreja de Éfeso. Estava imerso em uma sociedade profundamente religiosa e que se orgulhava do templo de Artêmis e dos seus cultos conduzidos pelas sacerdotisas. Timóteo enfrentava oposição externa, da sociedade, e também oposição interna, de pessoas que queriam impor suas ideias, nem sempre conforme o Evangelho.

Nossos dias não são diferentes. Contrariando todas as expectativas com relação ao século XXI, chegamos ao novo milênio com uma sociedade cada vez mais religiosa. Sim, temos assistido a sociedade pautando a vida religiosa com cada vez mais vigor nos dias de hoje. Além disso, vivemos num país onde a religiosidade está impregnada no DNA social. Somos um povo religioso. O crescimento dos evangélicos, a expansão dos espíritas e o contra-ataque dos católicos demonstram isso. 95% da população brasileira professa alguma fé.

Diante de uma sociedade profundamente religiosa, fica a pergunta: quem somos à luz da Reforma Protestante? A resposta está no nome que carregamos: Igreja Presbiteriana Independente.

Igreja

Somos Igreja. Reunião do povo de Deus em todo e qualquer lugar onde seu nome é adorado, Cristo é proclamado e o Espírito Santo nos conduz a servir o próximo. Esta reunião do povo não se dá despropositadamente, mas possuí em si o elemento vivo da ordem de Deus de sermos o seu povo a anunciar as verdades do Evangelho. Não somos curral, nem massa de manobra, somos povo de Deus, resgatados pelo sangue de Jesus e, pelo poder do Espírito Santo, proclamadores da mensagem que liberta todo homem e mulher do peso do pecado.

Presbiteriana

Somos Presbiterianos. Adotamos como prática de fé e leitura da Bíblia os princípios da Reforma Protestante do Século XVI. Entendemos que a forma representativa de administração eclesiástica existe para organizar o dia a dia da Igreja e capacitar seus membros a cumprir sua missão. Entendemos que a Palavra de Deus conduz toda e qualquer relação da Igreja com a sociedade e que pela Palavra de Deus vivemos e nos movemos para cumprir nossa missão.

Independente

Somos Independentes. Fruto da visão de homens e mulheres que compreenderam que o Evangelho deve ser anunciado aos brasileiros, pelos brasileiros e libertos do jugo financeiro do exterior, surgimos como Igreja vocacionada a ser brasileira. Em nossa liturgia, em nossa teologia, em nossa prática, em nosso ensino. Assim, cumprimos o propósito reformado de sermos uma igreja que se reforma e se alinha com as verdades bíblicas que se são expressas pela Reforma Protestante.

Quando iniciamos as celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante é necessário revisitar nossa história, conhece-la e saber que Deus, que capacitou no passado, capacita hoje e capacitará a sua Igreja a cumprir, em todo o tempo, a missão de ser sal da terra e luz do mundo.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s