Artigos

Os três Cs da liderança de louvor

Texto de autoria de Jamie Brown, publicado originalmente em Cante as Escrituras.


Existem muitos tipos diferentes de igrejas, com diferentes expressões de adoração, usando estilos musicais diferentes, em diferentes partes do mundo, com histórias diferentes, ênfases diferentes e chamados diferentes. Os líderes de louvor dessas igrejas tem diferentes chamados e precisam discernir como servir suas congregações mais eficientemente, tendo em conta as suas especificidades.

Mas levando em conta todas as diferenças entre essas igrejas (mesmo aquelas que ficam uma em frente a outra!), pode haver uma chamado em comum entre todos esses líderes de louvor desse grande números de igrejas com expressões diferentes de culto?

Acredito que todos os líderes de louvor – independentemente de suas composições – são chamados a manter os três Cs, a fim de serem líderes de louvor eficazes.

Cristocêntrico

Deixando todas as distinções, as pessoas de sua congregação não são diferentes de qualquer outras pessoas do mundo: elas precisam de Jesus. Líderes de louvor eficientes são, teimosamente, persistentes em apontar Jesus para as pessoas, semana a semana, mês a mês, ano após ano. Nós nunca podemos passar disso, não podemos assumir que as pessoas já “conseguiram isso”, nós nunca podemos confundir a clareza do evangelho com camadas e mais camadas de nebulosidade figurada ou literal. Todas as pessoas, em cada assento, de cada igreja, desde o ancião na catedral até o hipster do coffe shop, precisam de Jesus. Assim, todo líder de louvor tem a responsabilidade de exaltá-lo sobre todas as coisas. Todo domingo. Nós estaremos fazendo isso por toda a eternidade, então comecemos a treinar agora (Apocalipse 5:9-10).

Congregacionalmente acessível

Desde as igrejas modernas até as mais tradicionais, do rock ao clássico, das equipes de produção em tempo integral as equipes de voluntários, de líderes de louvor estrelas do rock a sonolenta mãe que disse ao seu pastor que poderá liderar o louvor próximo domingo… Todos dividimos essa responsabilidade: ajudar as pessoas a entoarem louvor a Deus em unidade. Exige uma certa criatividade teológica para que líderes de louvor de todos os tipos convencerem-se de que não há problema se as pessoas da congregação não estão envolvidas de forma ativa. Temos de fazer todo o possível para ajudar as pessoas a cantarem juntas. Embora não possamos fazer alguém adorar a Deus, certamente podemos fazer coisas (em nossos vários e diferentes contextos) para realmente ajudarmos as pessoas, e não impedi-las. Líderes de louvor eficazes levam essa responsabilidade a sério: ajudar suas congregações a exaltarem a Deus em adoração (Salmo 34:3).

Consistência

Com o tempo, qualquer congregação, de qualquer parte do mundo com qualquer tipo de expressão de adoração responderá positivamente a liderança de louvor que, consistentemente, aponta para Cristo de uma forma que ajuda as pessoas. Como eu posso dizer isso? Porque isso é o que o Espírito Santo faz. Ele aponta para Cristo (João 16:14), e o Espírito Santo é honrado quando nós adoramos “ordenadamente” (1 Coríntios 14:26-40). Consistência não só garante que estamos apontando na direção certa e enviando a mensagem certa, mas constrói a confiança com nossas congregações. Quando uma congregação confia no seu líder de louvor, seguirá esse líder, e se o mesmo está apontando para Jesus, então coisas lindas acontecem.

Não há uma formula mágica para a liderança de louvor. O que eu faço na minha Igreja Anglicana na Main Street (Fairfax) não iria funcionar em uma igreja na Daytona Beach (Flórida). O que você faz na sua Bible Church em Brighton (Inglaterra) não iria funcionar numa Catedral em Sidney. Assim, os aspectos práticos de como aplicamos nossos princípios irão diferir muito de igreja para igreja. Mas esses princípios devem orientar os aspectos práticos. E os princípios de uma adoração cristocêntrica, congregacionalmente acessível e consistente, nos ajudarão a permanecermos fiéis ao nosso chamado compartilhado de ministros do evangelho.

Por: . Copyright © 2015 Worthily Magnify. Original: The Three Cs of Worship Leading

Tradução: Thiago Holanda. Revisão: Filipe Castelo Branco. © 2016 Cante as Escrituras. Original: Os Três Cs da Liderança de Louvor

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s