Artigos

Você quer o melhor para o seu filho?

O Eterno, que demora em se irar e que é grande em amor leal, que perdoa a iniquidade, a rebeldia e o pecado. Se bem que não faça vista grossa ao pecado, mas estende as consequências dos pecados dos pais aos filhos até a terceira geração, e mesmo até a quarta. Números 14:18

O povo estava às portas de entrar na terra prometida. Moisés havia enviado espias para ver como era a terra e na volta deles, apenas um deu parecer favorável para entrada. Então, o povo se rebela contra Deus e contra Moisés. No meio deste embate, trava-se um diálogo entre Moisés e Deus sobre o povo e Moisés profere o texto que lemos.

Desta oração de Moisés quero destacar a parte final. Embora haja uma construção de heresias acerca deste texto, ele é usado para justificar maldição hereditária, o que quero destacar aqui é o quanto as nossas atitudes refletem na vida de nossos filhos, netos e bisnetos. Assim sendo, quero destacar aqui, bem rapidamente, três atitudes que devemos ter em relação aos nossos filhos se quisermos deixar o melhor para eles.

Seja exemplo

A figura paterna é de vital importância na vida dos filhos. Quando temos a graça da paternidade, Deus nos confia o ensino e educação de nossos filhos. Qualquer atitude que tenhamos pode se perpetuar ao longo da vida de nossos filhos, atingindo nossos netos. Exemplo? Você conhece a história do pai que bebia muito e era violento em casa? O pai dele era igual. O avô também. Houve uma perpetuação de maus exemplos ao longo das gerações. Devemos romper com os maus exemplos e cultivar bons caminhos e exemplos para nossos filhos. Como? Com as duas próximas atitudes.

Seja presente

Já que o pai é fundamental na vida do filho, sua ausência pode marcar definitivamente sua vida. Ser presente é fundamental. Mesmo que, por algum motivo, você veja pouco seu filho, procure ser presente na vida dele. Entenda-o e priorize-o em sua vida. Não permita que nada se coloque entre você e seu filho. Saiba que o tempo não volta e que cada atitude é essencial para que ele cresça sabendo que você está com ele. Exemplo? Você já deve ter ouvido a história do pai que precisou arrumar um segundo emprego por conta do desemprego da mãe. Como não veria mais seu filho todos os dias, ele combinou que, toda noite, quando chegasse do trabalho, passaria na cama para dar um beijo e daria um nó no lençol, assim o filho saberia que o pai passou ali. É apenas uma forma para, em momentos de crises, se fazer presente na vida do filho.

Seja amoroso

A presença é fundamental e ela é uma das formas como você demonstra o amor que tem para com seu filho. Seja amoroso, sempre. E deixe claro ao seu filho que você o ama. Faça isso com atitudes e palavras. Não deixe para dizer isso apenas na idade adulta, ou na adolescência, faça desde a mais tenra idade. E se você ainda não o fez, diga, com todas as letras, eu te amo meu filho, eu te amo minha filha. Deixe-o saber que o amor acolhe, ampara e alegra na mesma medida que exorta, corrige e orienta. Exemplo? Sabe quando o pai chega em casa e o filho corre para contar algo ou pedir alguma coisa? Pois é, eu sei que você chega cansado em casa, mas pare e ouça seu filho, é importante para ele, mesmo que você não atenda o pedido ou não entenda o que ele diz. Mostre ao seu filho que ele é importante para você. Esta é uma das formas de demonstrar amor ao seu filho.

Conclusão

Você quer o melhor para o seu filho? Então dê o melhor para ele! Não permita que suas atitudes negativas se perpetuem na vida de seus filhos, se você errou, peça perdão e mude de atitude. Agora, se você identifica em você algo de ruim que você faz e que seu pai fazia, ore e peça a Deus força para mudar. Interrompa com o ciclo de más atitudes e passe a ser uma benção ainda maior na vida de seus filhos. Saiba que ser pai vai além de prover recursos financeiros e materiais, passa pela tarefa de ser formador de uma nova vida. Nós temos o melhor exemplo e o melhor recurso para sermos bons pais. O melhor exemplo é Deus, o pai de todos nós, que nos ama com amor sem medida. O melhor recurso é sua Palavra, a Bíblia, de onde temos exemplos positivos e negativos de paternidade e que nos ensinam como educar nossos filhos. Um feliz dia dos pais e que Deus nos dê rica sabedoria para formarmos cidadãos do Reino de Deus a serviço de Deus Pai.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s