Artigos

Amigos e mestres

Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. (1Timóteo 3.1).

Excelente obra a do episcopado. Em nosso sistema de governo, a função é exercida pelos presbíteros e pastores. De fato, o presbiterato é uma excelente obra e exige do homem e da mulher vocacionados dedicação, fidelidade e obediência. Thabiti Anyabwile em “Encontrando presbíteros e diáconos fiéis” (Editora Fiel) afirma que

“Uma igreja sem líderes piedosos, é uma igreja em perigo. Uma igreja que não treina outros líderes é uma igreja infiel”.

Tal afirmação nos coloca diante de um dos papeis fundamentais do presbíteros e presbíteras e que é ratificado em 1Timóteo 3.2:

“É necessário, portanto, que o bispo seja…apto para ensinar”.

A função dos presbíteros no pastoreio do povo passa pelo ensino. Eu diria até que é o ensino. O ensino não se resume a um programa didático, mas sim a um caminho de comunhão, amizade e compromisso com o próximo. Tal caminho passa pela troca de experiências, exortação e apoio mútuo tudo debaixo da orientação da Palavra de Deus. Que nossos presbíteros e presbíteras continuem sendo o exemplo de líderes que Deus escolheu para conduzir seu povo.

Oração: Pai, te louvo e te agradeço pela vida dos presbíteros e presbíteras de nossas igrejas. Abençoa-os e capacita-os cada vez mais na tua palavra.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s