Artigos

5 estágios da renovação da igreja local

Texto de autoria de Rick Warren, publicado originalmente em infoPastor.


Nos últimos três anos, eu já tenho dito isso várias vezes, eu acredito que Deus está preparando a igreja para outra reforma. A primeira reforma focou no que a igreja acreditava; esta irá se concentrar no que ela faz.

Por muito tempo nós separamos a Palavra de Deus do trabalho de Deus. Como a igreja, somos chamados a ser o corpo de Cristo – todo o corpo. Nós não somos apenas chamados para ser a boca de Cristo, mas os pés e as mãos também.

Cada vez que uma nova reforma acontece, cinco reavivamentos a precederam. O despertar e reforma da igreja global começarão com as igrejas como a sua. Os mesmos cinco reavivamentos precederão esse movimento em sua igreja.

1. Renovação pessoal

Ela começa com o coração. Se Deus vai renovar a sua igreja, ele começará com você – e então ela continuará com o resto de sua igreja. Você pode chamar isto de reconsagração da sua vida, ser cheio do Espírito, ou a “vida mais íntima.” Não me importa como você vai chamar isso. Apenas entenda isso! Pastor, a questão é esta – que você precisa se apaixonar por Jesus novamente. Faça isso e, de repente, não é mais sobre religião e rituais; trata-se de um relacionamento com Jesus. Você percebe que Jesus não apenas o ama, mas que ele gosta de você.

2. Renovação Relational

Depois de se acertar com Deus, você tem que acertar com os outros. Jesus nos disse isso. Ele nos disse para amar a Deus de todo o nosso coração e então amar os outros como a nós mesmos. Quando você tem a renovação relacional na sua igreja, a fofoca vai desce e a alegria sobe. Como você sabe, quando a igreja passou por renovação relacional as pessoas ficam mais tempo após o culto. Eles querem passar algum tempo juntas. Se as pessoas não querem socializar após seus cultos, você tem um show e não uma igreja. A igreja é mais do que um conteúdo; é uma comunidade.

3. Renovação Missional

Isto se dá quando uma igreja descobre o que Deus quer que ela faça. Temos uma missão-reino. Nós não estamos aqui apenas para abençoar um ao outro. Deus quer abençoar o mundo por meio de nós. Especificamente, Deus deu a igreja cinco propósitos – adoração, comunhão, discipulado, ministério e evangelismo. Renovação missionária acontece quando nos concentramos nossas igrejas para estes fins. Quando sua igreja se torna pessoal, relacional, e renova sua missão, ela certamente irá crescer.

4. Renovação Cultural

Nesta fase, Deus renova a cultura da igreja. Conheço pastores que tentaram mudar a cultura da igreja sem passar pelas outras três renovações. Há uma palavra para isso – martírio. Você não pode mudar a cultura da igreja. Só Deus pode. Mas, uma vez que as três primeiras renovações já tenham acontecido na igreja, Deus vai mudar a sua cultura .

5. Renovação estrutural

Depois de a sua igreja ter sido renovada por meio das quatro primeiras renovações a sua estrutura vai crescer. Nenhuma dúvida sobre isso. Eu já vi isso acontecer em Saddleback. A estrutura que funciona para uma igreja de 100 pessoas não vai funcionar para uma igreja de 250 e assim por diante. Não existe uma estrutura perfeita nas Escrituras. Por quê? Cada situação é diferente. Temos de estruturar nossas igrejas de maneira diferente dependendo de nossas circunstâncias. Vamos mudar estruturas praticamente todos os anos em Saddleback. Você não pode colocar vinho novo em odres velhos. Na medida que sua igreja começa a ficar mais saudável e mais vibrante, a estrutura tem que mudar.

Há uma sexta renovação, mas isso não acontece na igreja local. Renovação institucional acontece quando as instituições do Cristianismo mudar. Instituições como seminários e denominações são sempre as últimas a mudar; elas nunca iniciam o processo de mudança. A mudança sempre acontece primeiro na igreja local. Instituições estão lá para preservar as mudanças ocorridas da geração anterior. Dê uma olhada em uma árvore. O crescimento de uma árvore nunca é no tronco. É sempre nos novos ramos. As instituições são como troncos. Eles fornecem estabilidade e não inovação.

Um grande despertar espiritual está no horizonte. Será que a sua igreja sera parte dela? Esteja ciente destas cinco fases da renovação. Como pastor, Deus o chamou para ser um catalisador para a renovação da sua igreja. Você não pode fazer isso se você não sabe em que momento sua igreja está em sua jornada.

Dias emocionantes estão à frente de nós!

Rick Warren
Fonte: christianpost.com

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s