Artigos

Pedindo ao Pai em nome do Filho

Texto de autoria de Gabriel Lazarotti, publicado originalmente em Outras fronteiras


Nesse dia, vocês pedirão em meu nome. Não digo que pedirei ao Pai em favor de vocês, pois o próprio Pai os ama, porquanto vocês me amaram e creram que eu vim de Deus. João 16:26,27

O contexto do trecho acima é o discurso de Jesus para os discípulos que dizia: “mais um pouco e já não me verão, um pouco mais, e me verão de novo”. É quase consenso que aqui Ele estava se referindo à sua morte e à sua ressurreição, ou seja, a expressão “nesse dia” significa “após a minha ressurreição”.

O Jesus ressurreto mudou a dinâmica da oração porque agora dirigimos a nossa oração ao Pai, em nome do Filho, pelo Espírito Santo. Quando levamos súplicas ao Pai, o fazemos em nome do Filho. É, portanto, a face de Jesus que apresentamos ao Pai.

Contudo, o interessante dos versículos que separei é o fato de Jesus afirmar que o Pai nos ama. Isso até poderia ser um clichê se não fosse tão mal compreendido por nós. É que buscamos o Senhor imaginando que a nossa oração o colocará em movimento. Buscamos com a convicção de que estamos desamparados. Entretanto, muito antes de orarmos, Deus já se movimenta em nosso favor, porque nossa vida está sob o controle de Deus.

Qual é o ponto da oração? Em primeiro lugar, ela estabelece o relacionamento com Deus. Em segundo, Deus quer que participemos conscientemente do processo da concretização da sua vontade. A segurança que temos é que tudo acontece para o bem dos eleitos, ou nas palavras do verso, para aqueles que amam Jesus e creem que Ele veio do Pai.

Saber que o Pai nos ama é nossa segurança. O amor de Deus é seu movimento em nossa direção e nós só assimilamos esse amor se vivenciamos o evento, se entramos no movimento de Deus. O Pai fez tudo pelo Filho, nos fez, inclusive, como presente para o Filho, mas por causa da adoção que temos em Cristo podemos participar desse movimento eterno do amor e por isso também somos amados.

Não esquecer jamais que estamos sob o cuidado de Deus é o nosso desafio.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s