Artigos

Sim, Jesus Frequentava a Igreja!

Texto de autoria de João Paulo Thomas de Aquino, publicado originalmente em Blog Logos Português


Certo dia ouvi alguém dizer que era muito difícil encontrar Jesus no templo e por isso a igreja deveria aprender a viver mais para fora de suas portas. Outros afirmam que é possível ser cristão sem ir à igreja. Ambas afirmações estão erradas!

Jesus é o nosso exemplo em tudo e também no que concerne ao nosso dever de nos reunirmos com o povo de Deus. Há evidência no Novo Testamento de que Jesus frequentava as reuniões formais do judaísmo, seja em sinagogas, quando estava na Galiléia, seja no templo, quando estava em Jerusalém. Os apóstolos, fazem a transição das reuniões nas sinagogas para as casas, que funcionavam como os locais de reunião das igrejas do Novo Testamento.

Para comprovar as afirmações acima, fiz a seguinte pesquisa no Software Bíblico Logos: “Jesus AND templo OR Jesus AND sinagoga OR sinagoga OR templo”.  Usando esses parâmetros, o Logos apresentou todos os textos da ARA, do Novo Testamento, que apresentam Jesus e templo no mesmo versículo, Jesus e sinagoga no mesmo versículo, somente templo e somente sinagoga também (resultados no final desse post). A vantagem de repetir os termos é que o Logos apresenta um código de cores para cada termo utilizado, como você pode ver na imagem abaixo.

O que aprendemos a partir dos resultados da pesquisa é que Jesus foi levado ao templo para ser circuncidado e resgatado como primogênito (Lc 2.27). Jesus também foi ao templo com sua família quando tinha doze anos e ficou ali no templo conversando teologia com os estudiosos da lei (Lc 2.46). Jesus foi levado ao pináculo do templo em meio à sua tentação por Satanás (Mt 4.5; Lc 4.9). Nos evangelhos sinóticos Jesus também afirma ser maior do que o templo (Mt 12.6). Os evangelhos sinóticos apresentam apenas uma visita de Jesus a Jerusalém durante o seu ministério. Os três são unânimes em mostrar, no entanto, que no final de sua vida, Jesus foi ao templo constantemente e o defendeu daqueles que o tratavam como um mercado em vez de uma casa de oração (21.12, 14; Mc 11.15; Lc 19.45). Nos últimos dias de sua vida, Jesus foi diariamente ao templo (Mt 21.23; 24.1; 26.55; Mc 11.11, 27; 12.35; 13.1; 14.49; Lc 19.47; 20.1; 21.37-38; 22.53)! Quando estava na Galiléia, onde passou a maior parte de seu ministério, era comum encontrar Jesus em diferentes sinagogas,ensinando e exercendo o seu ministério. (Mt 12.9; 13.54; Mc 1.21; 3.1; 6.2; Lc 4.16, 33, 6.6). Em suma, em Mateus, Marcos e Lucas vemos Jesus com um ministério bastante ativo, ora nas sinagogas e ora no templo.

O retrato de Jesus que vemos no evangelho de João é ainda mais denso. Logo no começo do seu ministério Jesus vai ao templo e o purifica dos cambistas e vendedores (João 2.14-15) e deixa claro que ele mesmo é o novo templo (2.19-22). Em João 5.14 encontramos Jesus novamente no templo. Já em 6.59, Jesus está ensinando na sinagoga de Cafarnaum, na Galiléia. Em João 7.14 e 28 Jesus está novamente no templo, ensinando. Mais de uma vez nas Escrituras é dito que o Senhor ia de madrugada para o templo (Jo 8.2). Além de ensinar (Jo 8.20, 59), Jesus também passeava no templo (10.23). Em João 18.20, lemos a seguinte declaração de Jesus: “Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto.” De acordo com João, portanto, Jesus foi algumas vezes ao templo de Jerusalém durante o seu ministério de três anos e, quando não estava em Jerusalém, Jesus ensinava nas sinagogas da Galiléia. Além do seu ministério itinerante nas ruas, Jesus teve um ministério muito ativo nos locais de reuniã do povo de Deus.

O resultado é que a igreja desde cedo aprendeu a dar valor à reunião formal. Assim, encontramos nos apóstolos reunidos no templo no começo do livro de Atos (Lc 24.53; At 2.46; 3.1; 5.21, 25, 42 ver também At 21.26-28) e tendo as sinagogas como base de seu ministério evangelístico (At 13.14; 14.1; 17.1-2, 10, 17; 18.4, 19; 19.8; Tg 2.2). Posteriormente, quando há uma separação das sinagogas, a igreja passa a se reunir nas casas (At 2.1; 12.12; 16.40; Rm 16.5; 1Co 16.19; Cl 4.15; Fm 2).

Em suma, se queremos ser cristãos, devemos seguir Cristo e o exemplo apostólico. Um cristão que não frequenta um local de reuniões é uma anomalia. Jesus frequentava o templo e as sinagogas, os apóstolos frequentavam sinagogas e posteriormente a igreja passou a se reunir nas casas. Se você quer ser um cristão saudável, precisa seguir o exemplo do Novo Testamento. “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hb 10.25).

Esse estudo pode ser enriquecido com uma pesquisa das palavras ligadas às raízes de congregar, assembléia, comunidade, etc.

 

Jesus AND templo OR Jesus AND sinagoga OR sinagoga OR templo

 Almeida Revista e Atualizada 169 results in 111 verses
Matt 4:5
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo
Matt 12:5
Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no temploviolam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo:
Matt 12:6
aqui está quem é maior que o templo.
Matt 12:9
Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
Matt 13:54
E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?
Matt 21:12
Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
Matt 21:14
Vieram a ele, no templo, cegos e coxos, e ele os curou.
Matt 21:23
Tendo Jesus chegado ao templo, estando já ensinando, acercaram-se dele os principais sacerdotes e os anciãos do povo, perguntando: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu essa autoridade?
Matt 24:1
Tendo Jesus saído do templo, ia-se retirando, quando se aproximaram dele os seus discípulos para lhe mostrar as construções do templo.
Matt 26:55
Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no templo, eu me assentava [convosco] ensinando, e não me prendestes.
Mark 1:21
Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga.
Mark 1:23
Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou:
Mark 1:29
E, saindo eles da sinagoga, foram, com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André.
Mark 3:1
De novo, entrou Jesus na sinagoga e estava ali um homem que tinha ressequida uma das mãos.
Mark 5:22
Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés
Mark 5:35
Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe dasinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
Mark 5:36
Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente.
Mark 5:38
Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito.
Mark 6:2
Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos?
Mark 11:11
E, quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze.
Mark 11:15
E foram para Jerusalém. Entrando ele no templo, passou a expulsar os que ali vendiam e compravam; derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.
Mark 11:16
Não permitia que alguém conduzisse qualquer utensílio pelotemplo;
Mark 11:27
Então, regressaram para Jerusalém. E, andando ele pelo templo, vieram ao seu encontro os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos
Mark 12:35
Jesus, ensinando no templo, perguntou: Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?
Mark 13:1
Ao sair Jesus do templo, disse-lhe um de seus discípulos: Mestre! Que pedras, que construções!
Mark 13:3
No monte das Oliveiras, defronte do templo, achava-se Jesusassentado, quando Pedro, Tiago, João e André lhe perguntaram em particular:
Mark 14:49
Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras.
Luke 2:27
Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus para fazerem com ele o que a Lei ordenava,
Luke 2:37
e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava otemplo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações.
Luke 2:46
Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
Luke 4:9
Então, o levou a Jerusalém, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse: Se és o Filho de Deus, atira-te daqui abaixo;
Luke 4:16
Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, nasinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
Luke 4:20
Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.
Luke 4:28
Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.
Luke 4:33
Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz:
Luke 4:38
Deixando ele a sinagoga, foi para a casa de Simão. Ora, a sogra de Simão achava-se enferma, com febre muito alta; e rogaram-lhe por ela.
Luke 6:6
Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
Luke 7:5
porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou asinagoga.
Luke 8:41
Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa.
Luke 8:49
Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe dasinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.
Luke 13:14
O chefe da sinagoga, indignado de ver que Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois, nesses dias para serdes curados e não no sábado.
Luke 18:10
Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano.
Luke 19:45
Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam,
Luke 19:47
Diariamente, Jesus ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas e os maiorais do povo procuravam eliminá-lo;
Luke 20:1
Aconteceu que, num daqueles dias, estando Jesus a ensinar o povo no templo e a evangelizar, sobrevieram os principais sacerdotes e os escribas, juntamente com os anciãos,
Luke 21:5
Falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas;
Luke 21:37
Jesus ensinava todos os dias no templo, mas à noite, saindo, ia pousar no monte chamado das Oliveiras.
Luke 21:38
E todo o povo madrugava para ir ter com ele no templo, a fim de ouvi-lo.
Luke 22:52
Então, dirigindo-se Jesus aos principais sacerdotes, capitães dotemplo e anciãos que vieram prendê-lo, disse: Saístes com espadas e porretes como para deter um salteador?
Luke 22:53
Diariamente, estando eu convosco no templo, não pusestes as mãos sobre mim. Esta, porém, é a vossa hora e o poder das trevas.
Luke 24:53
e estavam sempre no templo, louvando a Deus.
John 2:14
E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados;
John 2:15
tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas
John 5:14
Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
John 6:59
Estas coisas disse Jesus, quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.
John 7:14
Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava.
John 7:28
Jesus, pois, enquanto ensinava no templo, clamou, dizendo: Vós não somente me conheceis, mas também sabeis donde eu sou; e não vim porque eu, de mim mesmo, o quisesse, mas aquele que me enviou é verdadeiro, aquele a quem vós não conheceis.
John 8:2
De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.
John 8:20
Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.
John 8:59
Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.
John 9:22
Isto disseram seus pais porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam assentado que, se alguém confessasse serJesus o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
John 10:23
Jesus passeava no templo, no Pórtico de Salomão.
John 11:56
Lá, procuravam Jesus e, estando eles no templo, diziam uns aos outros: Que vos parece? Não virá ele à festa?
John 12:42
Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;
John 18:20
Declarou-lhe Jesus: Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em oculto.
Acts 2:46
Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
Acts 3:1
Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona.
Acts 3:2
Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
Acts 3:3
Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.
Acts 3:8
de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles notemplo, saltando e louvando a Deus.
Acts 3:10
e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera.
Acts 4:1
Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus,
Acts 5:20
Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida.
Acts 5:21
Tendo ouvido isto, logo ao romper do dia, entraram no templo e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que com ele estavam, convocaram o Sinédrio e todo o senado dos filhos de Israel e mandaram buscá-los no cárcere.
Acts 5:24
Quando o capitão do templo e os principais sacerdotes ouviram estas informações, ficaram perplexos a respeito deles e do que viria a ser isto.
Acts 5:25
Nesse ínterim, alguém chegou e lhes comunicou: Eis que os homens que recolhestes no cárcere, estão no templo ensinando o povo.
Acts 5:42
E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.
Acts 6:9
Levantaram-se, porém, alguns dos que eram da sinagoga chamada dos Libertos, dos cireneus, dos alexandrinos e dos da Cilícia e Ásia, e discutiam com Estêvão;
Acts 13:14
Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num sábado à sinagoga, assentaram-se.
Acts 13:15
Depois da leitura da lei e dos profetas, os chefes da sinagogamandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação para o povo, dizei-a.
Acts 13:43
Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus.
Acts 14:1
Em Icônio, Paulo e Barnabé entraram juntos na sinagoga judaica e falaram de tal modo, que veio a crer grande multidão, tanto de judeus como de gregos.
Acts 14:13
O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para junto das portas touros e grinaldas, queria sacrificar juntamente com as multidões.
Acts 17:1
Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
Acts 17:10
E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.
Acts 17:17
Por isso, dissertava na sinagoga entre os judeus e os gentios piedosos; também na praça, todos os dias, entre os que se encontravam ali.
Acts 18:4
E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos.
Acts 18:7
Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga.
Acts 18:8
Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.
Acts 18:17
Então, todos agarraram Sóstenes, o principal da sinagoga, e o espancavam diante do tribunal; Gálio, todavia, não se incomodava com estas coisas.
Acts 18:19
Chegados a Éfeso, deixou-os ali; ele, porém, entrando na sinagoga, pregava aos judeus.
Acts 18:26
Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus.
Acts 19:8
Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, dissertando e persuadindo com respeito ao reino de Deus.
Acts 19:27
Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram.
Acts 19:35
O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores, efésios: quem, porventura, não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter?
Acts 21:26
Então, Paulo, tomando aqueles homens, no dia seguinte, tendo-se purificado com eles, entrou no templo, acertando o cumprimento dos dias da purificação, até que se fizesse a oferta em favor de cada um deles.
Acts 21:27
Quando já estavam por findar os sete dias, os judeus vindos da Ásia, tendo visto Paulo no templo, alvoroçaram todo o povo e o agarraram,
Acts 21:28
gritando: Israelitas, socorro! Este é o homem que por toda parte ensina todos a serem contra o povo, contra a lei e contra este lugar; ainda mais, introduziu até gregos no templo e profanou este recinto sagrado.
Acts 21:29
Pois, antes, tinham visto Trófimo, o efésio, em sua companhia na cidade e julgavam que Paulo o introduzira no templo.
Acts 21:30
Agitou-se toda a cidade, havendo concorrência do povo; e, agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e imediatamente foram fechadas as portas.
Acts 22:17
Tendo eu voltado para Jerusalém, enquanto orava no templo, sobreveio-me um êxtase,
Acts 24:6
o qual também tentou profanar o templo, nós o prendemos [com o intuito de julgá-lo segundo a nossa lei.
Acts 24:12
e que não me acharam no templo discutindo com alguém, nem tampouco amotinando o povo, fosse nas sinagogas ou na cidade;
Acts 24:18
e foi nesta prática que alguns judeus da Ásia me encontraram já purificado no templo, sem ajuntamento e sem tumulto,
Acts 25:8
Paulo, porém, defendendo-se, proferiu as seguintes palavras: Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus, nem contra otemplo, nem contra César.
Acts 26:21
Por causa disto, alguns judeus me prenderam, estando eu notemplo, e tentaram matar-me.
1 Cor 8:10
Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, emtemplo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos?
1 Cor 9:13
Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do própriotemplo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento?
James 2:2
Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso,
Rev 2:9
Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás.
Rev 3:9
Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s