Deus e Javé

Por que às vezes falo Javé e em outras Deus em meus sermões? Por que há essa diferença? Para responder esta pergunta, precisamos lançar nossos olhos sobre o texto Hebraico. Peguemos como exemplo o texto de Habacuque 1.12, que João Ferreira de Almeida traduz assim em sua versão Revista e Atualizada:

Não és tu desde a eternidade, ó SENHOR, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos. Ó SENHOR, para executar juízo, puseste aquele povo; tu, ó Rocha, o fundaste para servir de disciplina

Crédito: freeimages.com

O Antigo Testamento, ao se referir a Deus, faz uso de duas expressões: Deus e Javé, ou Jeová. Para entender este uso é preciso compreender a formação da religião judaica e como se deu a revelação de Deus ao povo. Duas são as vertentes de estudo e compreensão de tal revelação: a Javista e a Eloísta. Os nomes vêm da forma como o nome é grafado: YAHWEH e ELOHIM

Javé, Jeová, é o nome que Deus deu a si mesmo. “Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU” (Êxodo 3.14) e é representado por um tetragrama hebraico. As traduções brasileiras tendem a grafar Javé como SENHOR1 em versalete, exceção feita para algumas traduções católicas, que grafam sem versalete e a Bíblia de Jerusalém, que grafa como Iahweh. O uso do tetragrama que dá origem ao nome Javé é exclusivo do povo de Deus. A forma como se pronuncia varia de tradição para tradição, eu optei por falar Javé, pois mantém a fórmula básica do tetragrama.

Elohim é traduzido como Deus. O prefixo El é adicionado às características de Deus diante de seus feitos: El Shaddai, Deus Todo-Poderoso. O uso do prefixo El não é de uso exclusivo do povo de Deus. O termo é trazido da linguagem cananeia e seu uso era comum em toda a região da Judeia e arredores.

Assim, todas as vezes que você abrir sua Bíblia e vir SENHOR grafado em versalete, saiba que ali, no original hebraico, está grafado YAHWEH, ou Javé.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil


1Por uma questão de formatação não disponível no WordPress, o que era para ser versalete está em maiúscula.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.