Artigos, Pensamentos

Ação

Se minha fé não se reflete em ação, que fé é essa? Uma fé renegada ao rito pelo rito, seja ele qual for, nada mais será que uma experiência egoísta de satisfação pessoal. Cristo nos convida a viver nossa fé em serviço ao outro, não em servir-se do outro.

Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mateus 25.37-40)

Este servir ao outro é suprir as necessidades básicas do próximo. Fome. Sede. Sem lugar para se hospedar. Nu. Enfermo. Preso. Muitos pregadores fazem uma exegese deste texto apontando apenas para os aspectos espirituais, no entanto, não é do aspecto espiritual que Jesus está falando. Ele está sendo direto: quem não acolher não será acolhido. Temos nos esmerado em fazer o que o Mestre não nos pediu, e negligenciado em fazer o que ele nos ordena. Pergunto-me quantas cantatas, peças de teatros, CDs, livros, vídeos, posts no Facebook e tantos outras coisas temos feito em nome de Jesus sem que ele nos pede para acolher o necessitado e nós, lhe negamos as costas. Quando leio Mateus 25 à partir do verso 31 me lembro da Semana Santa, pois gosto do uso deste texto feito nas Solenes Reprovações da Cruz (Manual do Culto da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) e quer concluir este texto citando-o:

Oficiante: Eu vim para vós como o menor entre vossos irmãos e irmãs; eu tive fome, e não me destes de comer; eu tive sede, e não me destes água a beber; eu era estrangeiro e não me recebestes; nu, e não me destes o que vestir; doente e na prisão, e não me visitastes. Todavia, vós preparastes a cruz para o vosso Salvador.

Povo: Senhor, tem piedade de nós.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s