Artigos, Pensamentos

Riqueza

Qual a sua riqueza? Tenho pensado muito nisso à luz dos problemas que o Brasil vem enfrentando. Não é de hoje que há uma crise institucional, moral e social instalada em nosso país e ela passa, ao meu ver, pelo conceito de riqueza. Quando penso em tudo o que forma uma nação, penso em tudo o que forma uma família.

A riqueza que nós temos
Ninguém consegue perceber
E de pensar nisso tudo, eu, homem feito
Tive medo e não consegui dormir
(Teatro dos vampiros, Legião Urbana, álbum V)

Crédito: freeimages.com

Sempre que vejo notícias de corrupção me lembro que corrupção começa em casa. A maneira como eu me relaciono com minha esposa, meus filhos, meus vizinhos e minhas obrigações sociais revelam o quão corrupto eu sou ou não. Não quero dizer com isto que devemos fazer vistas grossas para a corrupção nos noticiários, mas sim que devemos vigiar para que nossas atitudes não sejam corruptas. Pessoas corruptas elegem políticos corruptos que sustentam um sistema corrupto. A saída? Está na nossa maior riqueza e que, como nação, temos deixado de lado: a educação social. Enquanto não aprendermos a ser comunidade, comum unidade, que vive em função do coletivo e não do individual, não saberemos o que é uma sociedade justa. A diminuição dos índices de corrupção começa sendo comunidade dentro de casa, depois com os vizinhos e por fim com todos os que convivemos. É como viveram os primeiros cristãos, que foram educados pelos apóstolos, à luz dos ensinos de Jesus, a serem comunidade, comum unidade.

Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas. (Atos 2.44-47, NTLH)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s