Artigos, Pensamentos

Finitude

Convivo com o terror da finitude da vida. Sei que há esperança em Cristo, sei que há vida após a vida, mas ainda assim sofro de saudades do amanhã. Saudades do tempo que virá, não apenas do que foi. Talvez seja isso que me atormente e me mova diariamente. Saber que há um ponto final na existência e que este ponto final não é um ponto final, mas sim um ponto e vírgula. Há vida além da vida. Nisto eu creio. É difícil falar, quanto mais escrever e expor tal verdade.

Crédito: freeimages.com

A imensa maioria vive. Simplesmente vive. Como se o amanhã não viesse. Como se o fim não houvesse. Daí cientistas buscam meios de prolongar a vida, como se a morte fosse uma doença. Esquecem que tudo tem limite, inclusive o corpo. Mas nós cristãos cremos na ressurreição do corpo, do corpo que não se desgasta, que não se acaba, da vida que não tem fim. Em toda nossa finitude, somos chamados a compreender o incompreensível: que a vida tem fim. A resposta para esta incompreensão nós temos na vida de Cristo. Nele, não precisamos compreender a finitude, precisamos crer na infinitude da vida. Sim eu creio na ressurreição do corpo. Sim eu creio na vida eterna. Que tudo que seja finito, seja vivido com os valores eternos de Deus em nossas vidas.

A morte não é uma doença para a qual devemos achar cura, é necessário que o homem reconheça e aceite a própria realidade e os próprios limites.
(Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida, SP)

Eu creio na ressurreição do corpo.
(Credo dos Apóstolos)

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão.
(1Coríntios 15.19)

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou.
(João 14.1-4)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.