Artigos

O compromisso dos pais

Parte 3 de 4 do texto escrito para o Curso para Batismo Infantil da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara.


 

Há, desde o início de sua relação com a humanidade, o cuidado da parte de Deus no que diz respeito ao ensino das novas gerações, em especial, aos filhos da fé. O livro do Deuteronômio 6.6-7, nos revela esta preocupação por meio de uma ordem expressa de Deus:

Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem”.

A ordem é clara: é responsabilidade dos pais ensinar as crianças sobre a lei de Deus e sua relação com a humanidade. No entanto, muitos pais trazem os filhos para o Batismo como um mero rito, sem se atentar que, ao batizar, assumem um compromisso diante de Deus e da Igreja de educar seus filhos na fé que creem. Vejam a sequência de perguntas da cerimônia de Batismo e como elas nos mostram o compromisso dos pais:

Vocês creem em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador?

Como conduzirão aos braços de Jesus seus filhos, se eles mesmo não o confessarem como Senhor?

Prometem educar esta criança na crença do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e nos princípios eternos do evangelho?

Se confessamos Jesus como Senhor, natural que passemos nossa fé para nossos filhos.

Vocês prometem dar-lhe a educação, o quanto puderem, e fazer com que aprenda a ler as Escrituras Sagradas?

Trata-se de um compromisso sério: educar para a vida, tendo como alicerce a Palavra de Deus.

Vocês prometem orar por seu filho e com ele, servi-lhe de exemplo de amor para com Deus e com o próximo, e conduzi-lo à participação ativa e responsável na vida da Igreja?

Perceba que o compromisso é o de viver a fé junto. É orar por seu filho, mas também orar com ele para que ele aprenda a conversar e confiar em Deus. É ser exemplo de seguidor de Cristo, amando a Deus e ao próximo e ser um exemplo de participação ativa e responsável na vida em comunidade, junto ao povo de Deus, enfatizando a importância da vida comunitária para o desenvolvimento da fé.

Ser pai e mãe é ter o amor necessário para educar seu filho. Ao batizá-lo, estamos assumindo o compromisso de fazê-lo sob os alicerces e princípios de Deus. Não é terceirizar para a Igreja, mas sim, conduzir para e com a Igreja a educação da criança. Como Igreja de Cristo, oferecemos diversas oportunidades para que você aprenda a Palavra de Deus e conheça a vontade do Pai para nossas vidas, e possa assim, transmiti-la para seus filhos. Oferecemos, ainda, a oportunidade de um ensino bíblico e cristão para seus filhos, onde eles aprenderão as histórias bíblicas e como viver o dia a dia com Cristo. Porém, de nada adiantará a Igreja transmitir a mensagem, se você, pai, não assumir o compromisso de viver a sua fé, a cada instante, com seu filho, em todos os momentos de sua vida e da vida dele. O maior legado que temos para nossos filhos é a fé. Sejamos fiéis em nossa missão e tenhamos a clareza que o batismo não é mero rito, mas sim um compromisso diante de Deus e da Igreja de educar nossos filhos como sendo filhos de Deus, herança dada pelo Pai para nós, herdeiros diretos do nosso maior tesouro e bem, a nossa fé. Conduzir nossos filhos ao batismo como mero rito social é afrontar a Deus e seus ensinos, é zombar daquele que tanto nos ama e cuida de nós. Sejamos fiéis no compromisso de educar nossos filhos à luz da vontade do Pai.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s