Artigos, Pensamentos

Ouvir

Ouvir é demonstrar amor, compaixão e compressão. Ao ouvir, ganhamos o direito de falar. Por ouvir, falamos com relevância. Saber ouvir é fruto de um amor genuíno pelas vidas. Davi, em 1Samuel 26.1-25, teve a oportunidade de tirar a vida de Saul, no entanto, ele prefere tomar alguns objetos, demonstrando que poderia ter matado Saul, e depois confrontá-lo, ouvindo o que ele tinha a dizer. Vejamos como Davi agiu e o que o ato de ouvir tem a nos ensinar.

Ser diferente: Amor genuíno nem sempre é popular. Por mais de uma vez os soldados de Davi, descontentes e desapontados, pedem que ele tire a vida de Saul. Davi se recusa. Temos de ser cuidadosos como interpretamos circunstâncias e de quem aceitamos conselhos.

Ser humilde: Amor genuíno necessita de perspectiva clara. Depois de tomar os pertences de Saul, Davi o chama de longe e se submete à autoridade do Rei. Em seguida, ele pede uma perspectiva clara: “Que te fiz eu?” Nunca seremos capazes de amar corretamente as pessoas enquanto não enxergarmos claramente, na perspectiva de Deus.

Ser paciente: Amor genuíno não é defensivo. Davi sabia que chegara até ali pela mão de Deus e somente o Senhor poderia tirá-lo dali. Impaciência indica que carecemos de confiança. Davi não ficou na defensiva, mas tomou a iniciativa e esperou pacientemente.

Ser perdoador: Amor genuíno é poderoso. Saul admite que errou e se desculpa com Davi. Davi perdoa e devolve os materiais que tomara de Saul. Confiar que Deus está adiante de nós e ter a certeza que ouvir é exercer o amor genuíno, que gera transformação, humildade, paciência e perdão.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s