Artigos, Pensamentos

Iniciativa

Neemias é um exemplo de líder que tem iniciativa. Ao ouvir os relatos sobre a destruição dos muros de Jerusalém, ele poderia ter feito como a imensa maioria dos seus compatriotas: chorado e se lamentado. Mas não, Neemias teve a iniciativa de orar por causa dos problemas, teve a iniciativa de planejar o projeto de reconstrução, teve a iniciativa de convencer as pessoas a agirem e a iniciativa de obter os materiais necessários. Ele não conseguiu ficar imóvel diante do problema. Ele agiu. Não se lidera de braços cruzados. O seu ministério não é apenas um ponto no meio do nada, é um ponto de iniciativa para o desenvolvimento do Reino de Deus.

Neemias apresentava qualidades que devemos reproduzir em nossos dias, no que diz respeito à iniciativa

Saber ouvir: Neemias sabia que o povo deseja ver os muros em pé. Ele poderia ser mais um a lamentar e, no lamento, focar-se apenas no sofrimento. Mas Neemias viu no problema o desejo do povo de erguer o muro. Soube ouvir para tomar a iniciativa de reconstruir

Motivar-se: Num primeiro momento, Neemias recolheu-se na oração para saber a vontade de Deus e como motivar o povo a agir segundo a vontade do Pai.

Correr os riscos: Tomar a iniciativa é correr os riscos de ter ou não sucesso no que se faz. É preciso perder o medo de tomar a iniciativa de se evangelizar. No Reino de Deus, somos todos chamados a correr o risco de ouvirmos um não à mensagem proclamada.

Não ter medo de errar: Neemias não temeu trabalhar com pessoas que não eram profissionais da construção. Pelo contrário, ele investiu tempo e dedicação a eles para que pudessem se sentir seguros. Não tenha medo de errar. Erramos e aprendemos com os erros.

Entusiasmo: Diante da ausência de recursos, quer materiais, quer humanos, Neemias revelava sua paixão e seu entusiasmo pela causa.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s