Generosidade

Um lampião nada perde se acende outro. Partilhar recursos com os outros não nos diminuí, nos multiplica. Um grande exemplo de generosidade foi Boaz. Possuía um grande campo e permitia que, uma vez feita a colheita, os menos favorecidos pudessem recolher as espigas que caíam pelo caminho. Sua generosidade foi fundamental para que Rute e Noemi sobrevivessem.

Você pode doar sem amor, mas jamais poderá amar sem doar. Líderes que não são generosos devem se auto avaliar e questionar-se se, de fato, amam as pessoas que lideram. Jesus falou a respeito deste espírito generoso quando disse

“Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes”
(Mateus 5.39-42).

Vejamos algumas maneiras de cultivarmos a generosidade em nossas vidas:

Seja grato: quando reconhecemos o esforço do outro em nosso favor, reconhecemos o que somos e o que temos como sendo dádivas, não prêmios ou méritos. Quando reconhecemos que tudo o que temos pertence a Deus, podemos ser generosos.

Pessoas antes de coisas: as pessoas são mais importantes que as coisas. Vidas são mais importantes que agendas e ministérios. Vidas são mais importante que seu dom e talento. Vidas são prioridade no Reino de Deus!

Não à ganância: quando somos gananciosos tendemos a acumular ao invés de doar. Não queira o mundo para si, queira o Reino de Deus e as demais coisas nos serão acrescentadas.

Dinheiro como recurso: o dinheiro não é o fim em si mesmo. De que adianta viver em função do dinheiro?

Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lucas 12.20)

Doe: Você já aprendeu a doar? Separe uma peça de roupa, em bom estado. Separe um brinquedo, um móvel, algo que você possa doar. Doe, comece a praticar a doação como um estilo de vida. Aproveite, e doe sangue também!

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.