Educabilidade

A Bíblia registra, em Atos 18.24-28 o episódio sobre a vida de Apolo. Um homem culto, profundo conhecedor da Palavra e que era familiarizado com o batismo de João, mas não com o ministério de Jesus. Vendo que Apolo não tinha conhecimento acerca do Mestre, Priscila e Áquila o discipularam. Enviaram-no pela região da Acaia e ele expunha acerca das Escrituras, provando que Jesus é o Cristo. O que o episódio de Apolo nos ensina é que os líderes jamais devem se contentar com seu “status quo”. Apolo já possuía conhecimento e certa influência no meio cristão. Alguns preferiam ouvi-lo, deixando de lado Paulo. Que razão teria Apolo para se submeter ao discipulado? Aos nossos olhos, nenhuma, mas aos olhos de um líder servidor, toda! Cristãos devem sempre estar dispostos a submeter-se ao aprendizado. Nenhum cristão é isento de aprender mais e mais de Cristo. Vejamos algumas orientações quanto a ser educado na palavra de Deus.

Não seja um ativista, seja um multiplicador. Não permita que o simples fato de participar de um ministério o impeça de multiplicar o evangelho, ou seja, de cumprir sua missão.

Olhe para o futuro. Nos prendemos muito ao passado, ao que fizemos. Nos esquecemos que, primeiro, foi Deus quem agiu em nós e por nós, segundo, ele pode fazer muito mais se nos submetermos ao aprendizado dele. Que motivação tem quem só olha para o passado? O passado é nosso exemplo, o futuro é nosso campo missionário!

Não use os atalhos. Muitas vezes preferimos percorrer caminhos que nos parecem mais curtos, mas no fim, são mais longos. Não há atalho no que diz respeito ao discipulado. Trilhamos os caminhos com Deus e ele nos conduz.

Não seja orgulhoso. Uma tentação que sempre incorremos na liderança cristã é apontar o que fizemos. Nossas realizações no enchem de orgulho e enchemos a boca para falar delas. É bom ter reconhecimento, todo mundo gosta, mas não se orgulhe daquilo que você faz, orgulhe-se do poder salvador de Cristo Jesus, que o vocacionou para ir além.

Aprenda com os erros. O crescimento implica em se cometerem erros, mas você precisa aprender com cada um deles.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.