Sermões

Qualificação pastoral

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo. Após falar sobre como a vida de aparência e as dificuldades provenientes dos falsos ensinos, Paulo percebe que a falta de líderes comprometidos tem corrompido e deturpado a pregação do Evangelho. Pensa em tudo o que escrevera até agora e como poderia instruir Timóteo no cuidado para com a capacitação e qualificação da liderança. Paulo pensa em como os relatos que recebera revelam que os falsos líderes estavam mais preocupados com as aparências de títulos e funções. Se lembra de seu tempo de discipulado, de como aprendera a deixar de lado toda a pompa de ser fariseu para aprender a ser servo de Cristo. Assenta-se para continuar a carta e escreve:

Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.

Paulo pensa em como sua vida foi transformada e como ele deixara de ser o rígido e implacável fariseu perseguidor de cristãos e passara a ser o pastor que Jesus precisava para o seu rebanho. Ele percebe que, mesmo sendo ele profundamente qualificado, uma vez convertido, não saiu proclamando e assumindo a liderança, mas se submeteu ao aprendizado do que é a vida com Cristo. Não basta apenas ter qualificação, é preciso ter vida com Cristo para que seu testemunho seja visível, principalmente diante dos não cristãos. Respira fundo e retoma a escrita de sua carta, concluindo seu pensamento:

Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o Diabo. Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do Diabo.

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 3.1-7, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s