Artigos, Pensamentos

Autodisciplina

A autodisciplina requer um conhecimento melhor de si mesmo. Mergulhar em si mesmo é render-se à necessidade de crescimento, é estar perto de Deus, a sós com ele e é fundamental para o desenvolvimento de nossa fé. Mas como tornar-se autodisciplinado? Proponho quatro passos para buscarmos desenvolvê-la:

Prioridades: determine o que de fato é prioridade em sua vida. Não dá para dizer sim para tudo o que aparece. Saiba abrir mão daquilo que é acessório. Lembre-se das palavras de Hebreus 12.1:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.

O que entendemos por desembaraçando-nos de todo peso? Exatamente deixar de lado tudo aquilo que não é prioridade, tudo o que nos prende e nos impede de viver uma vida mais leve na presença de Deus.

Constância: A autodisciplina não é um evento único, deve ser buscada dia após dia. Ter rotinas pré-estabelecidas é fundamental. Exemplo: Mais que reservar um espaço na agenda para orar e ler a palavra, é cumprir a agenda.

Desafie suas desculpas: temos a tendência a arrumar desculpas para tudo. “Não venho à escola dominical por causa disso ou daquilo”. “Não sou mais envolvido com a Igreja por causa disso ou daquilo”. Desafie suas desculpas, encare os fatos que te impedem de ter uma vida de comunhão mais efetiva com Deus e com a Igreja.

Foco no alvo: por que fazemos o que fazemos? Que vantagem terá para o Reino de Deus o que eu faço e falo? Foque no alvo, nosso alvo é Cristo, é a proclamação do evangelho, por isso devemos vigiar nossa mente e coração para que tudo que falemos ou façamos seja para proclamação do Evangelho, é o que Paulo recomenda aos Filipenses, no capítulo 4 versos 8 e 9.

Texto escrito para o Curso Básico de Liderança Cristã (Baixe a apostila completa aqui)

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s