Não se iluda

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo. Ele acabara de falar sobre como as aparências chamavam a atenção e como as mulheres de Éfeso eram levadas pelas aparências. Então ele se recorda de como alguns da liderança da Igreja de Éfeso estava se deixando influenciar pela cidade e também se deixando levar pelas falsas doutrinas. Indignado, se lembra das mulheres que estavam ensinando o que não condiz com a vontade de Deus e automaticamente se recorda das mulheres do templo de Ártemis. Falsos ensinos, comportamentos e vestimentas reprováveis. Paulo se indigna com as mulheres de Éfeso e sentencia:

A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem.

Ao recordar como as mulheres eram levadas pelos falsos ensinos em Éfeso ele se lembra como a Torá apresenta a formação do homem e sua queda. Passa a comparar como a mulher que desvirtua o ensino da sã doutrina se parece com Eva, que foi formada depois de Adão e que levou Adão à queda. Tal qual as mulheres que em Éfeso ensinavam falsas doutrinas. Percebe aí uma ligação e então sentencia:

Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora.

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 2.11-15, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.