Sermões

Por dentro e por fora

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo quando recorda da primeira vez que estivera na capital da Ásia Menor. Éfeso era uma cidade pujante. Economia forte, pessoas de todo o império passavam por ali. Lembrou-se de ver o templo de Ártemis e ao parar para observar, fora abordado por um cidadão local, muito bem vestido, que passou a falar com orgulho do templo. A cidade era adornada e o povo bem vestido. Percebia-se, olhando rapidamente, que era um povo rico e aparentemente de boa-fé. As mulheres chamavam atenção pelas peças de ouro, que reluziam à distância. Paulo não se deixava impressionar, sabia bem que todo aquele brilho era uma casca, tudo não passava de aparências.

Estamos com Paulo em sua recordação de quando chegou a Éfeso. A cidade, cheia de pompa e pessoas bem vestidas era uma casca de aparências. Paulo continua sua caminhada pela cidade e, ao longe, avista um casal que se distingue dos demais. Roupas simples, sem adornos dourados pendurados no corpo e conversando gentilmente com uma senhora. Paulo se aproxima e fica observando. Após um tempo de conversa, vê o homem fechar os olhos e mexer os lábios, quando ele termina de falar a mulher entrega um pacote para a senhora. Quando o casal se vira para sair, Paulo se aproxima e os cumprimenta: paz de Cristo seja com vocês. O casal se entreolha surpreso e o homem responde: com você também, meu irmão! Paulo retorna de seus pensamentos e se assenta para escrever, tendo em mente que a oração e as boas obras são a marca de um povo que adora a Deus:

Quero pois, que os homens orem em todo lugar… mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus.

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 2.8-10, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s