Sermões

Orem!

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo. Acabara de falar da importância de se combater o bom combate e agora se encontra com o coração grato. Assenta-se e passa a orar, rendendo ações de graças a Deus pela liderança fiel da igreja de Éfeso. Após a oração, um estalo! Oração! É a base de tudo! Falsos mestres eram especialistas em fazer belas orações públicas mas pecavam por não terem uma vida de oração. Lembra-se dos relatos dos falsos ensinos, dos que diziam que a Igreja devia se distanciar da sociedade e se centrar em si mesma. Relembra que a vida de oração não é apenas uma vida de pedir, pedir, pedir, mas também de agradecer, clamar e se submeter a Deus. Retoma a carta e escreve:

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade

Após falar da relevância da oração, ele se lembra da importância de Jesus como mediador. Mediador, aquele que está entre. É ele que sabe como me conduzir na oração, pensa ele em voz alta, enquanto reflete sobre Jesus e a oração. Paulo faz uma pausa. Entoa a meia voz um cântico:

Pois há um só Deus
e um só mediador
entre Deus e os homens:
o homem Cristo Jesus,
o qual se entregou a si mesmo
como resgate por todos.
Esse foi o testemunho dado
em seu próprio tempo.

Paulo se assenta, escreve o cântico e reflete sobre seu ministério e chamado. Para isto fomos chamados! Para os que não conhecem a Cristo! Conclui:

Para isso fui designado pregador e apóstolo (Digo-lhes a verdade, não minto.), mestre da verdadeira fé aos gentios.

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 2.1-7, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s