Combata o bom combate

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo. Acabara de falar de sua condição de pecador e agora pensa no jovem pastor e as dificuldades que ele vinha enfrentando em Éfeso. Dois nomes vêm à sua mente: Alexandre e Himeneu. Estes dois homens vinham pregando um evangelho que nada se assemelha ao Evangelho de Jesus e, para complicar, vinham desmerecendo o chamado pastoral de Timóteo. Paulo então se lembra de como os líderes da Igreja discipularam e capacitaram Timóteo para a obra. Se lembra das inúmeras profecias que os líderes fizeram sobre Timóteo e como ele se desenvolveu em seu ministério. Paulo retoma sua carta e escreve:

Timóteo, meu filho, dou-lhe esta instrução, segundo as profecias já proferidas a seu respeito.

Paulo está escrevendo sua carta para Timóteo. Ao contemplar o que escrevera até o momento, o apóstolo se lembra da importância de ser equilibrado na vida cristã. Ele se lembra de como sua vida antes do caminho de Damasco era centrada na exatidão da lei e na observância de todos os detalhes que gerações de fariseus e antigos “donos da religião” impuseram a ela. Paulo vê que Timóteo enfrenta dilemas parecidos e que sua vida centrada na fidelidade às escrituras deve ser conduzida tanto por fé quanto por boa consciência, sem elas, não se vive o evangelho, se vive numa prisão. Assim, Paulo se assenta e retoma sua carta recomendando a Timóteo:

combata o bom combate, mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé.

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 1.18-20, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.