Artigos

5 coisas para não fazer em tempos de crises

Texto de autoria de AC Barro publicado originalmente em InfoPastor


 

Crédito: InfoPastor

Em tempos de crises geralmente ficamos sem muita noção do que fazer e, por isso mesmo acabamos fazendo coisas que não devemos e que levam ainda mais ao aprofundamento dos problemas. Pode ser também que muitas das coisas que fazemos durante as crises causarão mais mágoas, rancores e dissentimentos nas pessoas afetadas pela crise ou que estão de alguma maneira envolvidas, como por exemplo: cônjuges, parentes, amigos, líderes, etc.

O articulista Ron Edmondson acentua cinco coisas que não devemos fazer em tempos de crises. Leia, pondere e veja se esses conselhos ajudam nessa hora que você está passando.

1. Pânico

A palavra pânico significa “um esmagador medo súbito, com ou sem justa causa, que produz comportamento histérico ou irracional” (Dictionary.com) Se você entrar em pânico quando a crise ocorre quase sempre você vai tomar decisões erradas e causar mais dor a si mesmo. Acalme-se, verifique seus sentidos, e pense e ore para que você possa tomar decisões sábias.

2. Desistir

Quando eu estava envolvido no mundo dos negócios, lutava para não fazer o que geralmente fazia, isto é: correr dos problemas. Eu queira desaparecer por horas. Olhando para trás eu vejo que isso nunca resolveu nada. Refletindo sobre aqueles dias eu creio que deveria ter enfrentado, porque quando eu desisti, aqueles que eu liderava também desistiram.

3. Culpa

Isso inclui culpar a si mesmo por estar em crise. Descobrir de quem é a culpa quando você está em tempos de crise, provavelmente não é tão importante quanto descobrir o que fazer a seguir. Haverá tempo para analisar mais tarde – e isso deve acontecer – mas não fique paralisado com o tempo agora.

4. Recusar ajuda

Tenho aprendido por experiência – muitas vezes, quando Deus está permitindo que uma crise ocorra Ele também está movendo as pessoas para interceder pelo problema. É incrível como isso acontece. Ele pode ter preparado alguma outra pessoa, por meio de suas próprias crises, para que possam ajudar os outros – pessoas como você. Não negue a alguém a oportunidade de ser obediente ao que Deus os chama a fazer, mesmo que isso signifique engolir seu orgulho, levantando a bandeira branca da rendição e deixá-los ajudar.

5. Negar Deus

Pessoas (incluindo pastores e líderes) correm em direção a Deus ou para longe de Deus em tempos de crise. Você pode descobrir qual opção funciona melhor. Este é um tempo para orar como nunca antes e aprender a confiar plenamente em Deus. Ele nunca é pego de surpresa. Ele sempre tem um plano. É sempre bom. Incline-se para Ele.

Portanto, é tempo de se acalmar, ver os prós e os contras a respeito da situação em que se encontra. Eu sempre digo e tento colocar em prática uma coisa: se eu não sei o que fazer nessa situação o melhor é não fazer nada. Ao não fazer nada você tem tempo para refletir o que é o melhor para essa hora.

Fique na paz!

ACBarro

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s