Artigos

Natal, Epifania e Batismo

O mês de janeiro chega e muitos já estão em ritmo de férias. O calendário cristão nos convida a olhar para o novo ano, sempre, na perspectiva da missão que o Mestre nos confiou. Assim, saímos da manjedoura e das luzes e nos aproximamos dos viajantes do Oriente e dos pastores, para depois, já sermos direcionados ao Batismo de Jesus.
A Epifania se apresenta diante de nós como o convite a reconhecer que Jesus é o Senhor. É a manifestação da divindade. É quando pessoas de fora do meio judaico reconhecem o menino na manjedoura como Rei dos Reis. Algumas tradições cristãs Ortodoxas celebram o natal no dia 6 de janeiro. Outras tradições cristãs celebram o Dia de Reis, em alusão à visita dos viajantes do Oriente. No nosso caso, cristãos de Tradição Reformada, celebramos a manifestação de Deus ao mundo. Ele é o Salvador prometido. Ele é Deus conosco.

GoogleImages
Crédito: Google Imagens

Poucos dias após a celebração da manifestação de Deus ao mundo, celebramos o Batismo do Senhor. Momento em que Jesus se dirige até o Rio Jordão para ser batizado por João Batista. No batismo, a presença da Trindade Santa: O Pai, que envia seu filho no qual se alegra; o Filho, enviado ao mundo e agora iniciando seu ministério; o Espírito Santo, vindo sobre o Filho para o guiar em seu ministério. O Batismo de Jesus marca o início de seu ministério e revela a nós a Trindade presente em toda a vida do Filho de Deus.
Olhando para a Epifania, o que ela tem a nos ensinar hoje? A Epifania é um marco no Calendário Cristão que nos remete ao senhorio universal de Jesus. Precisamos voltar a afirmar enfaticamente este senhorio. Ele não é só o Senhor da vida dos cristãos, mas de toda a criação. Povos do Oriente são representados pelos viajantes. Povos não judeus, que se curvam diante do Rei dos Reis. A Epifania é um convite a proclamarmos o senhorio de Jesus sobre tudo o que há. Não fazemos isso colocando uma placa na entrada da cidade com os dizeres “Esta cidade é do Senhor Jesus”. Nem colocando um adesivo em nosso carro com os dizeres “Propriedade do Senhor Jesus”. Nada disso. Proclamamos o senhorio de Jesus sobre tudo o que há vivendo sua vontade, agindo como servo e não como senhor. Somos o que somos: servos. Precisamos dizer aos cristãos de todas as tradições que devemos, juntos, agir como servos. Precisamos dizer aos não cristãos que suas vidas podem ser transformadas pelo poder do Espírito Santo no reconhecimento do senhorio de Jesus.
Olhando para a Batismo de Jesus, o que ele tem a nos ensinar hoje? O Batismo de Jesus é um marco no Calendário Cristão que nos remete ao início do ministério de Jesus. Precisamos nos deter num aspecto fundamental para nossas vidas: o ministério de Jesus não começou antes do Batismo, ou seja, não começou antes do Espírito Santo estar com ele. Isto nos faz lembrar que toda e qualquer ação cristã sem a presença do Espírito Santo é mera ação teatral, ativismo para encher olhos. Quando o Espírito Santo está presente temos a ação direta e transformadora de Deus. Uma vez batizado, Jesus inicia seu ministério restaurando a vista aos cegos, curando os mancos, purificando os leprosos, restaurando a audição dos surdos, ressuscitando os mortos e pregando as boas novas aos pobres. O que nós temos feito desde o dia que fomos batizados? Não fomos resgatados a preço de sangue para vivermos uma vida enfurnada na Igreja e afundada em compromissos eclesiásticos, mas sim para proclamar a nova vida em Cristo Jesus.
Que neste mês de janeiro você possa reconhecer o senhorio de Jesus sobre todas as áreas da sua vida e que você comece, desde já, a proclamar a nova vida em Cristo Jesus. Se o Advento é a expectativa da vinda do Salvador, o Natal é a presença dele conosco. Se o Natal é Jesus conosco, a Epifania é Jesus Senhor de todos. Se a Epifania é o Senhorio de Jesus, o Batismo é o início da nossa missão. Vamos lá, vamos juntos, vamos proclamar a nova vida em Jesus!

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil


 

Texto escrito para o boletim mensal da Igreja Presbiteriana Independente de Araraquara, SP

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.