Sermões

Os piores proclamam o melhor

Paulo está sentado, escrevendo uma carta para Timóteo. Acabara de escrever a respeito da graça de Deus e como esta graça inunda a vida do cristão, restaurando-o. Diante de tão grande graça, com o coração em fervor e louvor, Paulo chega à uma conclusão:

“Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”.

Tal verdade faz o apóstolo regozijar de alegria, porém, no mesmo instante, Paulo sente um pesar, a sensação de que, diante de tanta graça e amor, ele não é capaz de responder à altura. O jovem que anota o que Paulo dita ergue os olhos e vê o apóstolo enxugando as lágrimas dos olhos. Paulo então olha para o jovem e diz: escreve aí:

“dos quais eu sou o pior”

Ainda com a conclusão de ser o pior dos pecadores em seu coração, Paulo continua a ditar a carta para Timóteo. Reconhece-se o pior dos pecadores, mas reconhece também a grande paciência de Jesus com ele, desde antes do caminho de Damasco até o momento em que escreve a carta para seu jovem filho na fé. Sabe que tudo o que vivera antes e depois de sua conversão serve como exemplo para aqueles que caminham distante da vida com Cristo. Paulo sabe que Timóteo enfrenta problemas em Éfeso, mas sabe principalmente quem é o Senhor de sua vida, pois o jovem pastor não fora convertido por Paulo, mas sim por Cristo pelo derramar da graça de Deus. Jubiloso, feliz, o apóstolo dita em alta voz

“Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.”

——

Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 1.15-17, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s