Sermões

Instruídos em amor

Paulo está sentado, escrevendo uma carta para Timóteo, o seu jovem amigo e amado filho na fé, que deixara em Éfeso. Após a saudação e falar a respeito dos falsos líderes, Paulo continua sua carta. Ele se lembra dos crentes de Éfeso e do que lhes ensinara, cerca de oito anos antes. Lembra-se da pergunta de um homem, servo de um alto escalão do exército romano, a respeito do amor de Cristo e como identificá-lo e vivê-lo. Recorda a resposta, natural e repetida diversas vezes:

“Coração puro, boa consciência e fé”.

Oito anos depois, o apóstolo recebe notícias de pessoas que se deixaram levar por discussões inúteis, querendo ser mestres da lei. Recorda-se do testemunho de Pedro, que lhe contou uma vez que um grupo de pessoas, após ouvir Jesus falar, disse que ele falava com autoridade, não como os mestres da lei, os fariseus. Paulo sabia bem como eram os fariseus, ele mesmo fora um. Eram estes que se acham “mestres da lei” que Timóteo agora enfrentava, pessoas boas de discurso, mas sem vida. Eles haviam tomado conta da igreja de Éfeso.

Paulo continua sua carta. Relembra a Timóteo da importância da lei. Ela exerce um papel importante na instrução e na construção de padrões morais para os cristãos. Paulo recorda de seu tempo de fariseu e as instruções que recebera de Gamaliel.

“A lei é boa quando usada de maneira adequada.”

“A lei não é para os justos, mas para os transgressores”.

Tais lembranças o fazem pensar nas notícias que recebera de Éfeso. Pessoas que eram crentes fervorosos, mas seu caráter era corrompido. Não aceitavam a exortação pastoral, eram insubordinados. Haviam ainda os que faziam da igreja uma maneira de ganharem dinheiro, profanando o evangelho. Outros não levavam à sério a vida com Cristo. Tantos exemplos o fez lembrar de sua vida e de como Deus, em Cristo Jesus, o fizera um novo homem. Ele sabia que o amor de Deus, que transformara sua vida e a vida de Timóteo, seria capaz de transformar a vida daqueles cristãos de Éfeso.

——
Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 1.5-11, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s