Sermões

O essencial

O dia estava amanhecendo, o balanço da viagem de barco o havia deixado um pouco enjoado na noite anterior. Já não era mais um moço e o tempo na prisão o havia debilitado um pouco. Sentia o peso da idade e da sua saúde. Agora, já instalado, o apóstolo Paulo aproveita para se recompor da viagem e começar a escrever a carta que veio ditando a si mesmo, no barco. Timóteo havia sido designado por ele para pastorear a igreja em Éfeso e alguns rumores que ele ouvira quando plantara a Igreja, em sua viagem missionária anterior, haviam se tornado realidade. Alguns membros da Igreja de Éfeso se levantavam como líderes e ensinavam aquilo que não era o ensino apostólico. Usavam de histórias fabulosas e listas genealógicas para confundir e iludir os cristãos. Paulo passara a viagem toda pensando na Igreja de Éfeso e, em especial, em Timóteo, o jovem que ele havia deixado lá para enfrentar tamanho problema.

Já sentado para escrever, Paulo inicia sua carta com a abertura padrão:

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança”

No meio da frase lembra-se do destinatário. Timóteo, o jovem que um dia ouvira falar de sua fé e vocação e que chamara para viajar com ele, anunciando o Reino de Deus. Lembra-se das conversas com aquele jovem, um menino, com quem passara horas conversando sobre salvação, vida com Cristo, testemunho, ensino e exortação. Sentiu seu coração arder e seus olhos marejaram. Respirou fundo e acrescentou à abertura

“a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”

Ao concluir a saudação, Paulo relembra o que veio pensando na viagem. Recorda dos falsos ensinos, mas lembra-se também da razão pela qual deixou Timóteo em Éfeso: ensinar e promover a obra de Deus. Uma paz invade seu coração. Ele sabe que, mais que capaz, Timóteo era ungido e escolhido por Deus para esta missão e ele a cumpriria.

——
Inspirado na Primeira Carta de Paulo à Timóteo 1.1-4, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Nova Versão Internacional.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s