Sermões

És o Santo de Deus

Uma multidão se aglomerara para ouvir o mestre. No meio do círculo, Jesus ensinava. Suas palavras causam espécie às pessoas. Aos poucos, a multidão que acabara de ouvir o discurso do nazareno, começa a se retirar. Os doze, presentes ali com o Mestre, começam a se entre olhar. Há um certo burburinho entre eles, como que se perguntando se saíam ou se ficavam. Acostumaram-se às grandes multidões durante os milagres, agora, a mesma multidão se afastava lentamente. Jesus, no meio do círculo, observa a tudo atentamente. Os doze, parados, olham ao redor e não veem mais ninguém, só Jesus ali, parado, na frente deles. Então Jesus, calma e suavemente lhes pergunta:

“Vocês também querem me abandonar? ”

Os doze estão parados ali, diante de Jesus, a sós com ele. A pergunta do mestre ainda ecoa no vazio que se tornou o lugar:

“Vocês também querem me abandonar? ”

Cabisbaixo, Pedro olha para o chão e coça a cabeça. Aqueles segundos após a pergunta do mestre pareceram uma eternidade. O pescador recorda, como num flash-back, tudo o que presenciara. Então, num rompante, dá um passo à frente, chamando a atenção de todos, e confiantemente responde a Jesus:

“Senhor, para onde iríamos? Só o senhor tem as palavras de vida verdadeira, de vida eterna. Já decidimos segui-lo de fato e acreditamos que és o Santo de Deus”.

Jesus sorri para Pedro. Sabe bem que o pescador haveria de falhar inúmeras vezes, mas sabe bem que a confissão que acabara de ouvir é a confirmação do Espírito Santo de que a missão está no caminho certo.

——
Inspirado no Evangelho de João 6.66-69, desenvolvido para ser aplicado no sermão. Versão do texto bíblico citada acima: Tradução Contemporânea A Mensagem.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s