Artigos

Motivar, não manipular

Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o Senhor, à sua frente.
(Miqueias 2.13)

O capítulo dois do livro do profeta Miqueias fala a respeito dos falsos profetas e de como eles manipulavam as pessoas e as conduziam por caminhos distantes da vontade de Deus e próximo da vontade deles mesmos, falando o que o povo queria ouvir e arrecadando riquezas para usufruto próprio, esquecendo-se dos necessitados. O faziam a mando de Senaqueribe, rei assírio, para que ele os deixasse exercer suas funções. Manipulavam pois eram manipulados. Estes versos de nossa meditação fazem parte do primeiro ciclo de profecias de Miqueias e a primeira palavra de Salvação proferida pelo profeta. A salvação do povo, diante de tanta manipulação, viria da mão de uma pessoa só: Deus, o Senhor.

Manipular é trabalhar para benefício próprio. É tudo o que um líder cristão deve evitar. Em Miqueias, aprendemos que os planos devem sempre ser apresentados para benefício do povo, e nunca em benefício próprio.

O contrário da manipulação é a motivação. Líderes cristãos devem estar aptos a motivar seus liderados no propósito maior de suas missões. Todo e qualquer ministério deve apontar para o Reino de Deus e devemos motivar os cristãos a proclamar e viver esta verdade em suas vidas. Motivar é conduzir o povo a enxergar no que estão fazendo a contribuição direta para a proclamação do Evangelho. É conduzir, pastorear, nos caminhos do Senhor, fieis a ele.

Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

1 thought on “Motivar, não manipular”

  1. Paz do Senhor irmão. Interessante esse post. Na atualidade vivemos tempo de manipulação, nossos governantes ainda utilizam líderes religiosos para guiar o povo em direção ao distanciamento de Deus, e alguns pastores sem perceber levam as suas ovelhas por esse caminho. É tempo de orar e vigiar para que nossos lideres sigam e ensinem a palavra de Deus nas igrejas.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s