Artigos

Uma história singular: o Deus que atua entre nós

A memória é o tecido que forma a identidade. (Nelson Mandela)

Dentro do contexto do livro do profeta Neemias, que volta para reconstruir a cidade de Jerusalém e, com Esdras, reconstruir também a identidade religiosa deste povo, a Igreja brasileira precisa reconstruir a sua identificação como povo de Deus e, assim, tornar-se conhecida pelas razões corretas, não pelos escândalos.

Para reconhecer-se como povo de Deus é preciso que este povo conheça sua história, sua identidade, seu passado de glórias mas também, e quiçá principalmente, seu passado de erros. É conhecendo seu passado de glórias e erros que reconhecemos o agir de Deus na história do povo, da Igreja e da instituição. O Deus que atua em nós hoje, atuou no passado para que estivéssemos aqui. O crime, o pecado, o erro é quando um povo se esquece de seu passado e considera apenas o seu momento atual como o único agir de Deus na história. É como se a história toda da cristandade não fizesse o menor sentido até a existência atual. É como se passasse uma borracha sobre mais de dois mil anos de ação do Espírito Santo no meio do povo.

A busca pela santidade está intimamente ligada à atuação de Deus entre nós, ou seja, o agir de Deus na história que faz do presente seu momento de vida e do futuro glorioso o clímax desta história. Porque ainda não chegamos ao final, precisamos agir guiados pelo Espírito Santo, permitindo que ele nos modele à vontade de Deus. É agindo que somos modelados, não há outra forma. Para que o povo de Deus seja santo, é preciso um compromisso da liderança com a santidade.

Portanto, o Deus que age na história nos convida a sermos modelados pelo seu Santo Espírito, nos convida a trilhar o caminho da santidade para que levemos o povo dele à santidade.

Que Deus nos abençoe.
Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil


Este artigo é uma reação e reflexão à exposição de mesmo nome apresentado em plenária pelo Pr. Ziel Machado* no 36º Encontro de Pastores e Líderes da SEPAL, em Águas de Lindóia,SP, dia 6 de maio de 2009. *Pastor Ziel Machado: Historiador e pastor da Igreja Metodista Livre. Professor da Faculdade de Teologia Metodista Livre.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s