Artigos

A confrontação como meio para solução de conflitos

Respondeu-lhes Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. (João 8.54)

O texto base é o trecho do confronto entre Jesus e um grupo de fariseus. Embora chamado de Príncipe da Paz, Jesus enfrentou momentos de confrontação, ou seja, oposição direta ao seu estilo de vida e de ensino. O confronto não é ruim, mas deve ter o momento e a razão de ser. Algumas vezes, apenas na confrontação é que podemos conseguir a solução de determinados problemas. A atitude de Jesus nos mostra como confrontar, de maneira saudável e produtiva, quem se opõe a nós.

Primeiro, é preciso ser claro e direto. Quando acusado de ser possuído, Jesus não faz rodeios e meias palavras, ele é direto e claro em sua resposta. Segundo, é preciso ter foco. Não chamar atenção para si mesmo, mas sim, para o ponto que está sendo discutido e, nele, apontar para Deus. Veja que Jesus aponta para Deus, afirmando que o que ele faz, o faz em nome do Pai. Terceiro, a confrontação exige de ambos uma decisão. Jesus afirma categoricamente que se seguir a vontade de Deus, nem a morte os deteriam. Jesus pede uma postura deles em relação a viver ou não a vontade de Deus. Por fim, confie em Deus. Ele é o Senhor da Igreja e do rebanho, ele sabe a melhor direção.

Como liderança chamada por Deus a cuidar e ensinar seu povo, somos convidados a agir com cautela e amor, e a não fugir quando formos confrontados. O confronto não é necessariamente um briga ou discussão tola, é antes, uma oportunidade de crescimento do rebanho de Deus e do senso de comunidade cristã. Estejamos aptos a sermos confrontados e a confrontar nossos liderados.

Que Deus nos abençoe
Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s