Artigos

Comprometimento com a visão

Vê, ó Senhor, e considera a quem fizeste assim! Hão de as mulheres comer o fruto de si mesmas, as crianças do seu carinho? Ou se matará no santuário do Senhor o sacerdote e o profeta? (Lamentações 2.20)

No texto de Lamentações, o profeta Jeremias derrama seu coração diante de Deus, pedindo que este livre o povo da mão pesada que este mesmo povo buscou, ao se desviar dos caminhos de Deus e serem feitos escravos do domínio babilônico. O profeta Jeremias, ao longo do texto de Lamentações, e especificamente no verso vinte, demonstra sua compaixão com o sofrimento do seu povo. Jeremias compadeceu-se com a situação do seu povo. Ele não permaneceu indiferente ou cético diante da dor. Embora sua mensagem fosse enfática, e muitas vezes duras, Jeremias não tinha um coração de pedra e não era um profeta de status, ele era um profeta de fato.

Em nosso ofício de liderança na Igreja, somos convidados a olhar com os olhos de compaixão para com aqueles a quem fomos chamados a liderar. Somos tentados a nos colocar acima de nossos liderados. O conceito de liderança na sociedade é daquele que está acima, á frente. No nosso caso não, não estamos à frente, estamos ao lado do povo, somos convidados a conhecer as mazelas e dificuldades deste povo, a saber de suas alegrias e suas tristezas.

Jeremias, em suas Lamentações, revela sua compaixão diante do sofrimento. No verso em destaque, o profeta confronta a situação de seu povo, o sofrimento e a dor, com a possibilidade da redenção vinda de Deus. Ele clama, para que Deus não permita que o terror da morte venha a assolar seu povo. Como líderes na Igreja de Cristo, somos chamados a clamar a Deus para que o povo dele não seja assolado pelo terror da morte em nossa sociedade. Tenhamos a compaixão e amor para com o povo a quem somos chamados a servir.

Que Deus nos abençoe
Reverendo Giovanni Alecrim
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s